Você já gastou horas e horas em um post para seu blog e percebeu depois, no Analytics, que seu público só ficou 2 ou 3 minutos na página? Suas visitas tem crescido mas o tempo de permanência ainda é baixo? Aqui você vai encontrar 5 dicas para aumentar o tempo que gastam no blog, em especial em cada post! Afinal, se seus leitores passam muito pouco tempo em páginas, principalmente com bastante conteúdo, algo esta errado!

1. Fonte, estilos e cor.

Tenha certeza que sua fonte é fácil de ler, o tamanho também. É muito comum alguns temas com em que o espaçamento entre linhas é quase nulo, o que deixa o conteúdo pesado de ler. Verdana e Georgia são fontes conhecidas como ótimas leituras, mas para descobrir se a sua é uma boa fonte ou outra que você goste é simples: Teste. Deixa um mês e veja o tempo que as pessoas gastam no seu blog. Não mude mais nada para ter certeza que foi a fonte. Melhorou, ótimo. Piorou, volta ou testa outra! Cores claras são lindas, mas a não ser que tenha contraste com o fundo, também cansa a vista! Sempre dê uma geral no seu blog para ter certeza que os posts mas também as páginas estão legíveis.

2. Sinalize, Separe e Categorize.

É muito legal quando o texto não fica todo corrido, sem nenhum impacto. É mais fácil o leitor ler por exemplo, nesse post, todas as dicas, se elas estiverem listadas e enumeradas como aqui, em vez de em um texto corrido. Isso é ótimo para falar de produtos por exemplo. Se você esta fazendo um post sobre seus preferidos do mês de fevereiro, e tem roupas, acessórios, maquiagens e eletrônicos, categorize. Tudo que é organizado é sempre mais bem recebido. Lembre de destacar frases de impacto com negrito por exemplo e links com itálico.

Uma ótima dica é marcar os títulos e sub-títulos como H1, H2, H3 e assim por diante. Assim, além de ajudar no SEO da página, o conteúdo fica claro e objetivo.

3. Mantenha um Layout coeso.

Tentada a escrever limpo, a verdade é que não necessariamente você precisa ter um Layout minimalista no seu blog para dar destaque ao conteúdo. Mesmo um Layout com bastante informação, desde que organizado e harmônico, consegue entregar uma boa experiência de leitura. Tenha certeza que as informações, imagens, cores e formatos todos conversam e trabalham a favor do seu conteúdo, não contra.

4. Destaque para o Antes-da-Dobra.

O Antes-da-Dobra é o conteúdo que aparece na tela do leitor assim que sua página carrega. É todo o conteúdo que aparece para ele sem ele descer a página, e portanto a primeira impressão que fica. Ter certeza que ele vai encontrar, pelo menos um pouco do que procura. O começo da foto, do texto, qualquer caminho. Por isso, evite headers (logos/banners) muito longos e dê espaço para o conteúdo!

5. A vida é Mobile.

A gente passa praticamente todo o tempo que trabalhamos no blog no computador, e acabamos esquecendo que a vida é Mobile! Lembre de checar como o seu blog abre em um celular, e aplicar todas essas dicas para o layout para celular também. A maioria dos Layouts hoje são responsivos, o que significa que se adequam a diversas tela. Cheque o seu, edite o que for necessário ou procure um tema responsivo.

 

Aproveite as dicas e conte para nós quais suas dúvidas ou no que precisa de ajuda com seu blog nos comentários,

Happy Blogging!